sábado, 3 de abril de 2010

Lugar de produção e transformação do conhecimento?

O que fazer e como fazer no ambiente informatizado escolar, a fim de que funcione como lugar de produção e de transformação do conhecimento?
Como se dá a inscrição do sujeito-aluno nos saberes dispersos no hipertexto, bem como a reorganização destes saberes? As práticas discursivas a partir da leitura do ciberespaço possibilitam ao aluno perceber a si mesmo como sujeito, constituído
através da linguagem, na especificidade entre as determinações do ciberespaço e do próprio ambiente educacional. Por meio das relações que se dão no encontro entre a
escola e o ciberespaço, instituem-se novos modos de produção das atividades de ensino da linguagem, mediante as possibilidades de acesso ao hipertexto, ou novas condições de produção de leitura e escrita. Isso significa a possibilidade de reconfiguração nas práticas de ensino, ou de transformar os modos de identificação do sujeito aos saberes admitidos pela instituição escolar.

Angela Maria Plath da COSTA (UFRGS) Fragmentos de texto
http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/a/a-inclusao-digital.pdf

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