sábado, 3 de abril de 2010

“Homo zappiens” na era digital.

O que é Homo Zappiens?????
É o retrato da emergência de um novo tipo de sujeito, chamado por Veen & Vrakking de “Homo zappiens” na era digital.Em geral, zapear é um método para aumentar a densidade de informações interessantes no menor tempo possível; é uma forma eficiente de gerenciamento do tempo.(Veen &Vrakking, 2009).O “homo zappiens” não
apenas representando uma geração que faz as coisas de maneira diferente mas como grande um expoente das mudanças sociais relacionadas à globalização, à individualização e ao uso cada vez maior da tecnologia em nossa vida.
Hoje não somos simples navegadores de sítios virtuais, como leitores imersivos de uma década atrás, mas estamos nos aperfeiçoando também como escritores da grande rede mundial de computadores, através de uma participação mais colaborativa.
Os usos dessas tecnologias influenciaram o modo de pensar e o comportamento do Homo
zappiens. Para ele, a maior parte da informação que procura está apenas a um clique de distância, assim como está qualquer pessoa que queiram contatar. Ele tem uma visão positiva sobre as possibilidades de obter a informação certa no momento certo, de qualquer pessoa ou de qualquer lugar.(pp. 30-31)

Robson Santos de OLIVEIRA (UFPE)
http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/g-l/internet-e-ensino.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário